18 de outubro de 2011

A menina que não sabia ler - John Harding

Eu sei que sumi, mas é que realmente a faculdade está roubando meu tempo e minha vida social. Às vezes, falta tempo para ler os textos das aulas, imagine meus livros? Mas é claro que sempre que eu tiver um tempinho para postar aqui, com certeza o farei! Este livro que resenhei, eu terminei de ler esses dias (depois de começar há um bom tempo haha). Espero que gostem!

Título original: Florence and Giles
Editora: Leya
ISBN: 9788562936111
Ano: 2010
Nº de páginas: 282
Avaliação: ++++
Comprar
Sinopse: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e decadente mansão, onde nada é o que parece, dois irmãos são negligenciados pelo seu tutor e tio. A jovem Florence, de apenas 12 anos, passa os dias cuidando de seu irmão mais novo Giles e perambulando pelos corredores, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que, um dia, a menina encontra a biblioteca proibida da mansão, e apaixona-se por ela.
Mas existem segredos sombrios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Por que Florence sempre sonha com uma misteriosa mulher que insiste em ameaçar seu irmão? O que esconde a nova preceptora? E por que o tio não permite que ela aprenda a ler? Florence precisa encontrar muitas respostas – sejam elas inventadas ou não, e soluções nem sempre fáceis para proteger Giles, e o seu amor pelos livros, antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário.

A menina que não sabia ler nos apresenta a história de Florence e seu irmão, Giles. Ele aprendeu a ler, porém Florence foi proibida por ordem de seu tio. Para ele, as mulheres não deveriam aprender a ler. Um belo dia vagando pela Blithe (enorme mansão em que vive), ela encontra uma biblioteca e se apaixona por aquele mundo de livros. Conforme ela vai aprendendo a ler, se encanta cada vez mais pela leitura.

Ao ler o livro, é impossível não perceber a forte ligação de Florence com seu irmão. Giles é a vida de Florence e ela fará de tudo para protegê-lo. E ela mostrará que é capaz de tudo mesmo. Principalmente, contra a Srta. Taylor – a nova preceptora que foi contratada para substituir a antiga, Srta. Whitaker, que teve uma morte trágica no lago – que ela acredita querer levar seu irmão embora.

No meio a tudo isso, Florence conhece Theo, um garoto asmático que passa algumas temporadas com sua família na casa vizinha. Devido ao seu problema de saúde, o médico lhe aconselha a ficar o mais perto possível da natureza, o que lhe fará bem. Com isso, ele passa a freqüentar a Blithe e visitar Florence. Com o tempo, Florence percebe que Theo é uma companhia para ela e um amigo com quem ela pode contar.

O livro é narrado pela própria Florence, o que me agradou bastante em conjunto com a história de John Harding. O início é bem calmo e simples, mas com a chegada da Srta. Taylor tudo fica mais tenso e isso é perceptível. Florence percebe a obsessão que a nova preceptora possui por Giles, mas quando o assunto é ela, a Srta. Taylor se mostra rigorosa e autoritária. A minha decepção com o livro foi o final, que me deixou totalmente perdida e frustrada. Me senti em um quebra-cabeça em que ao final, você nota espaços vazios e ausência de peças para completar a figura. Perguntas como “Por que Florence sempre sonha com uma misteriosa mulher que insiste em ameaçar seu irmão?”, “O que esconde a nova preceptora?”, “E por que o tio não permite que ela aprenda a ler?” encontradas na contra-capa ficaram sem respostas. É claro que isso não estragou o livro inteiro. Pelo contrário, a leitura é maravilhosa e eu recomendo muito!

2 comentários:

  1. Nunca li,mas parece ser bom! Ah,amei aqui e já tô seguindo,quando tiver um tempinho livre,visita o meu Famenine Place? Seria uma honra ter você como seguidora!

    http://viverserfeliz-renata.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li, achei bem bacana a tua resenha!!

    Tem sorteio de um livro lá no blog:
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    Beijinhos e ótimo final de semana

    ResponderExcluir

 

Café sem Leite Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos