20 de julho de 2011

Água para Elefantes - Sara Gruen

Título original: Water for Elephants
Editora: Sextante
ISBN: 9788599296158
Ano: 2007
N° de páginas: 336
Avaliação: +++++
Comprar

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Estou completamente em choque ainda por causa deste livro. E do filme também. Muita gente já leu o livro e viu o filme, e somente essas pessoas podem compreender a magia que esta história possui.

Jacob Jankowski tem 90 anos. Ou 93. Vive em uma casa de repouso e é o narrador de sua própria história. Há anos ele guarda um segredo e nunca contou a ninguém da época em que trabalhou no circo após pular em um trem em movimento.

Aos 23 anos, prestes a fazer as provas finais e se formar em veterinária, Jacob perde os pais em um grave acidente e descobre que eles tinham várias dívidas, fazendo com que a clínica de veterinária de seu pai e a sua casa sejam usadas como pagamento. Atordoado, sem dinheiro e lugar para morar, ele deixa a faculdade e acaba pulando em um trem que está passando. O trem do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Lá, ele consegue um emprego de veterinário; conhece o anão Kinko – com quem demora a se entender –, sua cadela Queenie, o velho Camel, a elefanta Rosie e o seu grande amor, Marlena. O problema é que Marlena é casada com August, o domador de animais que tem um temperamento forte e explosivo, e, muitas vezes, parece ter dupla personalidade. Jacob e Marlena se aproximam cada vez mais, até que eles se vêem completamente apaixonados um pelo outro. Mesmo temendo ser jogado para fora do trem a qualquer momento, ele faz de tudo para protegê-la das agressividades de August e das tiranias de Tio Al, o dono do circo.

A segunda paixão de Jacob é a elefanta Rosie, que parece ser burra e estúpida, mas ao lado dele, se mostra muito inteligente e torna-se a salvação do circo. É impossível não se apaixonar por ela. Cada descrição sua e de seus gestos fez com eu me derretesse cada vez mais. Sorri com suas atitudes, chorei com sua dor causada pela violência de August e me deliciei com suas apresentações ao lado de Marlena nos espetáculos.

O livro superou todas as minhas expectativas com a narrativa brilhante da autora Sara Gruen, que conduz perfeitamente a história, de maneira clara, simples, totalmente apaixonante e completamente comovente. Muitos livros me emocionam, mas é difícil me fazer derramar lágrimas verdadeiras. A autora é tão espetacular em nos contar a história, que cada detalhe do sofrimento vivido por Rosie nas mãos de August e de sua relação forte e verdadeira com Jacob me afeta tão profundamente que, só de lembrar, os olhos já enchem d’água e o coração aperta me fazendo senti-lo pequenino.

É claro que eu recomendo muito a leitura. Para quem ainda não leu, preparem-se para derramar algumas lágrimas. E para quem vai ver filme, também. Eu chorei do início ao fim, sem parar.

2 comentários:

  1. Fiquei apaixonada por esse livro.
    Acho que a Sara escreve muito bem e me passou muito sentimento com esse livro.
    Adorei, ri, chorei.
    Água para Elefantes é um dos meus favoritos, com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Preciso ler este livro. Sei que vou chorar um monte, mas algo me diz que vou gostar e só isso já vale o risco rs...

    ótima resenha Carol!

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir

 

Café sem Leite Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos