9 de agosto de 2011

Quarto - Emma Donoghue

Título original: Room: a novel
Editora: Verus
ISBN: 9788576861317
Ano: 2011
N° de páginas: 350
Avaliação: +++
Comprar

Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.

Vi muitas pessoas falarem muito bem deste livro e criei uma expectativa imensa nele. E o resultado foi um pouquinho frustrante, de certa forma.

O livro é dividido em 5 partes: Presentes, Desmentidos, Morrer, Depois, Viver. E é narrado por Jack, um garoto de cinco anos que nasceu dentro do Quarto, nunca saiu e não conhece nada do mundo – que é, para ele, o Espaço Sideral. Apesar de toda dificuldade para sua mãe que está presa no Quarto há sete anos, ela conseguiu educar brilhantemente o filho e lhe ensinou diversas coisas. Jack sabe ler, escrever, fazer contas de matemática e ainda fazem juntos exercício físico todos os dias. Jack é educado, esperto, inteligente e muito carinhoso e amoroso para com sua mãe.

Eu achei o início do livro bem parado, monótono. Mas isso não quer dizer que achei ruim. Pelo contrário. O livro é muito bom e comovente. Mas achei que o auge mesmo ficou na terceira parte. Depois de sete anos presa, a Mãe bola um plano para eles fugirem de lá e eu achei um pouco sem emoção. É claro que fiquei com aquele friozinho na barriga de nervoso para saber se eles conseguiriam ou não, mas nada demais.
O livro retrata bem um antes e depois, mas nada que tenha sido muito explorado. Acho que a autora poderia ter se focado mais em determinados momentos e explorado mais certos acontecimentos.

Por diversas vezes, Jack chupa o dente de sua mãe. Entendi o porquê de a autora colocar isso e é interessante ver a forma como ela demonstra a forte ligação existente entre Mãe e filho – Jack tem um amor infinito por sua mãe e, muitas vezes, parecia que eu sentia esse amor forte como se eu estivesse na história. E é inevitável pensar em como o menino ficou tão dependente de sua mãe, sendo, praticamente, impossível imaginar sua vida sem ela. Mas eu, particularmente, achei um pouco desnecessária essa parte do dente.
- Você pode ficar com ele pra sempre, mesmo quando morrer - eu disse. - Você vai morrer antes de mim?
- A ideia é essa.
- Por que a ideia é essa?
- Bem, quando você tiver cem anos, eu terei cento e vinte e um, e acho que o meu corpo vai estar bem acabadinho. - Ela sorriu. - Estarei no Céu arrumando o seu quarto.
- Nosso quarto - eu disse.
- Certo, nosso quarto.
Mas como o livro é narrado pelo próprio Jack, tenho que reconhecer que Emma Donoghue brilhou neste aspecto. Conseguiu passar a inocência de uma criança, sutilmente em cada palavra. Jack é bem esperto para a sua idade e “condição”, mas como toda criança, é ingênuo e curioso. E isso perceptível do início ao fim. Os erros de português encaixados perfeitamente sem parecer forçado e a leveza nas palavras, nos faz entrar totalmente na história e ter a sensação de sermos ouvintes de Jack.

Em geral, achei o livro ótimo! Pequenos detalhes que me desagradaram um pouco, mas que não estragaram o encanto do livro. Para mim, Quarto não deve ser lido, deve ser sentido. Então, é claro que eu recomendo muito!


BOOK TRAILER

4 comentários:

  1. Esse livro parece até ser bom, mas não é meu tipo de leitura. Como assim eles tão presos num quarto?!?! Que plot estranho!! hahaha
    Preciso ler pra tirar minhas conclusões. =D
    Adorei a resenha, conseguiu transmitir o lado bom e ruim do livro muito bem!! =D

    Abraço

    Luiz Silva
    www.blogueiroleitor.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie Carol!

    Adorei a sua resenha!
    Acho legal que expõem realmente a sua opinião na resenha. Quando gosto falo e senão gosto falo tb kkkkk

    Tenho curiosidade de ler esse livro, tá na lista já ^^

    bjinhos!


    anereis

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. visitem e ajudem na meta? placee-teen.blogspot.com , sigo de volta ;*

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Já li várias resenhas desse livro e quase todas são positivas. Estou querendo lê-lo para poder tirar minhas conclusões tbem =)
    Gostei da sua resenha, ficou muito boa!
    Beijos, boa semana =*

    @morenalilica
    http://doceinsensatez.com/blog

    ResponderExcluir

 

Café sem Leite Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos